Em reunião ocorrido nesta terça(19) no gabinete da prefeita de Piranhas Maristela Sena Dias, uma comissão de vereadores nomeada pelo presidente da Câmara Zé Neto Augusto para tratar do rateio dos precatórios do antigo FUNDEF que se encontram bloqueado pelo TRF da quinta região o valor que ultrapassa a cifra de R$ 17.000.000,00.

Segundo o vereador Cacau, a Câmara foi procurada por vários professores da rede municipal de ensino para que os parlamentar se posicionem sobre o direito do rateio que segundo entendimento corresponde a 60% do valor que foi garantido na justiça dos precatórios do antigo FUNDEF. Como é de entendimento unânime entre todos os vereadores daquela casa a categoria tem o direito ao pagamento do referido rateio aos profissionais do magistério.

Como existem algumas jurisprudência em tribunais em desfavor da concessão do rateio, é necessário um entendimento entre o poder legislativo e executivo para que através de lei municipal o gestor seja autorizado a negociações dentro dos processos em tramitação na justiça para que possa liberar o benefício aos professores.

A prefeita Maristela também se posicionou favorável em comum acordo com os vereadores e se comprometeu a atender os parlamentares em responder o requerimento da Câmara e imediatamente enviar para aprovação do legislativo a Lei que autoriza negociar na justiça o pagamento dos 60% dos precatórios aos professores Piranhenses que se enquadrarem no interstício do período de 1998 á 2006.